quinta-feira, 17 de novembro de 2016

GUARDA VIDAS RESGATAM NOVE VÍTIMAS NO FERIADÃO EM GAROPABA

Praia do Ouvidor com a presença de Guarda Vidas Civil
Foi dado início à Pré-Temporada da Operação Veraneio 2016/2017 no município de Garopaba. No feriadão da Proclamação da República (12 a 15 de novembro), foram ativados os Postos de Guarda Vidas nas seguintes praias: Ferrugem, Barra da Ferrugem, Central e Ouvidor. Sendo então distribuídos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, 20 (vinte) Guarda Vidas Civis, com a missão de salvaguardar a presença dos 45.000 (quarenta e cinco mil) banhistas, que durante o feriadão se fizeram presentes. Também em apoio ao serviço, o Corpo de Bombeiros dispões de 02 (dois) Jet Skis, sendo assessorados por (2) duas viaturas leves; (1) uma viatura 4x4 de apoio logístico; (1) uma motocicleta; (1) uma ambulância para Auto Socorro de Urgência; e (1) um caminhão de Combate a Incêndio.

“Todas essas praias foram devidamente manutenidas e reformadas graças aos esforços oferecidos unicamente pelo Corpo de Bombeiros Militar em conjunto às empresas, associações locais e a comunidade, os realizaram um papel fundamental para que o trabalho Guardar Vidas pudesse ser desempenhado com sucesso nesse feriado. Do contrário, hoje provavelmente estaríamos contanto outra história ...”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, 1º Ten BM Marcos Rebello Hoffmann, o qual orienta que a população e demais entidades visualizem os dados abaixo levantados durante a operação.

Praia da Ferrugem
No total, foram contabilizadas, nas praias do município de Garopaba, 09 (nove) ocorrências de arrastamento, 07 (sete) ocorrências de atendimento pré-hospitalar e 1 (uma) ocorrência de afogamento Grau 1 (vítima apresentando apenas tosse sem apresentação de espuma) com recuperação em água salgada. Além de todos estes atendimentos, foram realizadas 2.745 (duas mil setecentos e quarenta e cinco) prevenções, através de orientações e advertências.

Posto em construção - Siriú
As praias do Siriú e Gamboa não foram ativadas, visto que os Postos de Guarda Vidas ainda se encontram em construção. Além disso, há a expectativa de que seja também construído um Posto na praia do Silveira, onde há a promessa do apoio da associação e de empresas locais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba vem trabalhando para garantir uma temporada segura para todos os banhistas, no entanto, é essencial que os banhistas respeitem a sinalização na prática do banho de mar e orienta os banhistas que ao chegarem na praia busquem orientações de segurança com os Guarda Vidas, explica o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

NOVAMENTE BOMBEIROS DE GAROPABA EXTINGUEM GRANDE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba trabalhou incansavelmente nesses últimos dois dias (06 e 07 de Novembro, 2016), novamente, no atendimento a um incêndio em vegetação próximo a um condomínio no bairro Palhocinha de Garopaba.
Por volta das 14h30, logo ao ser acionado, a viatura ABTR-50 deslocou até o local onde iniciou o incêndio para iniciar o combate, porém verificou-se que, onde as chamas se encontravam não era possível acessar, em virtude de que abaixo da vegetação havia um
grande banhado. Com isso, a primeira ação a ser tomada foi a tentativa em acionar o Arcanjo-01 para o primeiro combate. Entretanto, como o mesmo estava baixado para manutenção, logo foi solicitado o apoio do Helicóptero Aguia da Polícia Militar para o combate. Assim, enquanto era aguardada a chegada do Águia, foram acionados o apoio das viaturas de Imbituba, dos Bombeiros Comunitário de Garopaba e também dos Alunos do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar a fim de capacitar a população para auxiliar os bombeiros militares. Logo, estavam de prontidão para o combate 7 (sete) Bombeiros Militares, 7 (sete) Bombeiros Comunitários e 10 (dez) Alunos do CAAE, totalizando 21 combatentes.

Nesse momento, os bombeiros podiam apenas observar o caminho que o fogo percorreria, para que assim o combate fosse realizado quando o mesmo se aproximasse de edificações e/ou possíveis acessos. E foi o que aconteceu, o fogo chegou perto de algumas residências, mas a guarnição conseguiu combater as chamas antes que houvesse uma tragédia maior.




Por volta das 19h30 de domingo, o fogo chegou com força próximo ao Condomínio Garopaba Internacional. Assim, a guarnição passou a madrugada toda combatendo os focos que se aproximavam dos acessos. 


Já na manhã de segunda-feira (07 Nov) o fogo havia praticamente sido extinto pelos bombeiros, restando apenas fumaças brancas em pontos distintos. Mas com o forte calor e a chegada do vento, no final da manhã, o fogo voltou a surgir e aos poucos foi tomando força (ainda em local sem acesso), exigindo esforços da guarnição de Garopaba, a qual se voltou novamente na observação do caminho do fogo e combate nos acessos. 
Contudo, seu auxílio no combate foi essencial, tanto para evitar que o fogo atingisse edificações a qual se aproximava, como também para que o caminho em que o fogo continuasse a seguir fosse controlado, evitando assim possíveis incêndios em residências vizinhas.
A extinção completa do fogo aconteceu por volta das 16h30 do dia 7, totalizando 26 horas de combate e constante monitoramento. No total, estima-se que o fogo atingiu em torno de 15 hectares de vegetação do banhado. Nenhuma edificação ou propriedade foi danificada.
Parte dos Bombeiros empenhados no Combate ao final 1dia
A preocupação com os incêndios ambientais é uma realidade global, porque muito mais do que os prejuízos financeiros trazem, prejuízos imensuráveis à biodiversidade e aos ecossistemas estarão presentes. Na situação em que foi vivenciada neste incêndio, foi ainda mais preocupante, visto que por estar acima de um banhado dificultou ainda mais o seu combate, deixando assim os bombeiros reféns de sua aproximação dos locais onde caminhão conseguiria acessar. Portanto, não adiantaria de nada ter em pronta resposta mais de dois caminhões, visto que a maior parte das chamas se concentravam nos locais mais distantes dos acessos – no interior do banhado.  E isso causava um grande desconforto e sentimento de impotência por parte dos combatentes que eram obrigados a assistirem o fogo sem o poder de combate. O pedido de apoio de viaturas (caminhão, ambulância, helicóptero, etc) de outras cidades, deve ser feito com cautela e precisão, pois a partir do momento em que uma viatura é retirada de sua cidade para auxílio à outra, acaba por oferecer riscos importantes àquela cidade onde ficou sem a viatura para pronta resposta as emergências locais.

BOMBEIRO COMUNITÁRIO REALIZA O SALVAMENTO DE DUAS CRIANÇAS NA PRAIA DO OUVIDOR

Na última sexta-feira, 04/11/2016, o BC (Bombeiro Comunitário) José Roberto Bonifácio Farias, realizou o salvamento simultâneo de 2 crianças na Praia do Ouvidor, em Garopaba. Mesmo sem estar no horário em que presta serviço voluntário no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, o BC Farias munido de seu espirito de proteção e salvamento foi capaz de identificar a ocorrência e realizar o resgate de dois irmãos que haviam sido arratados por uma corrente de retorno.

O BC Farias conta que ao chegar na praia do Ouvidor, por volta das 16:00 horas, observou os irmãos Théo e Vitória, respectivamente 9 e 13 anos, sendo arrastados no canto Sul da Praia do Ouvidor. Então, prontamente, o bombeiro saiu do carro e adentrou no mar realizando o salvamento sem o auxílio de equipamento de resgate. O mesmo acrescenta que conseguiu fazer o resgate de forma simultânea devido os irmãos terem se agarrado durante o arrastamento, e que após realizar a abordagem das vítimas realizou a retirada das crianças pelo costão, bem como as mesmas foram entregues, ainda em estado de choque, aos familiares que estavam na praia. Apesar do Bombeiro Comunitário não ter tido qualquer instrução de Salvamento Aquático durante seu curso, o mesmo utilizou de seu conhecimento do mar, adquirido na prática de stand-up paddle, e o instinto de salvar e proteger adquirido na Corporação.


No dia seguinte ao ocorrido, as crianças acompanhadas de seus familiares, compareceram na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba para agradecer o Bombeiro Comunitário que havia evitado uma tragédia, mostrando gratidão e reconhecimento da atitude heroica do Bombeiro Comunitário que atua nas fileiras da corporação a 2 anos de forma voluntária.

O comandante do Corpo de Bombeiros militar de Garopaba, 1º Ten BM Marcos Rebello Hoffmann, enaltece o serviço realizado pelo Bombeiro Comunitário, que mesmo sem estar no horário do serviço voluntário, agiu de forma exemplar.


Texto: Cb BM Petterson Lourenço da Silva