segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Projeto “Bombeiro na Escola - Mais Segurança com Educação" é Sucesso no Município de Garopaba

O Projeto denominado “Bombeiro na Escola - Mais Segurança com Educação" foi considerado um sucesso pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, 1º Ten BM Marcos Rebello Hoffmann. O projeto que iniciou em 05 de outubro e se estendeu durante todo o mês, levou informações  de segurança, vislumbrando a construção de uma sociedade mais segura. O projeto que tinha expectativa de alcançar 200 alunos, teve um alcance de aproximadamente 600 crianças, sendo bem aceito pelo corpo docente e discente das escolas.

O projeto com data para término em 16 de Outubro, estendeu-se devido a feriados e ao retorno, em algumas escolas, por solicitação dos próprios gestores e professores, para que fossem atendidas crianças de 3º ano, que não estava previsto. Ao todo 10 escolas da rede Municipal de Ensino foram atendidas, encurtando a distância entre Escolas e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além de reforçar as atividades realizadas pelos Bombeiros.

Os elaboradores do Projeto, 3º Sgt Douglas e Cb Pedroso, esclarecem que este trata-se de um programa piloto, cujo aplicação em 2015 teve como intuito conhecer a realidade das escolas do município e avaliar a receptividade dos alunos quanto as atividades realizadas, analisando a faixa etária ideal para se aplicar o projeto completo. O Projeto “Bombeiro na Escola - Mais Segurança com Educação" tem perspectiva de ser realizado, de forma mais ampla, no primeiro semestre de 2016 a alunos de 3º e 4º ano, repassando as crianças dicas de segurança, prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros e combate a incêndios, instruindo-as de como agir em situações adversas, criando uma consciência prevencionista nas crianças, vislumbrando a construção de uma sociedade mais segura.

O Corpo de bombeiros Militar de Garopaba, agradece a Secretaria de Educação do Município, na pessoa da Sra Maria Nadir do Araújo, bem como aos Gestores Escolares por disponibilizarem espaço para que fosse aplicado o projeto denominado “Bombeiro na Escola - Mais Segurança com Educação" às crianças de 3º, 4º e 5º ano. Projeto desenvolvido e aplicado por Bombeiros do 3º PBM Garopaba, agradecendo também aos professores que em algumas escolas assistiram as apresentações por mais de uma vez, com total acolhimento ao efetivo BM, contribuindo para o enriquecimento do programa.

Contudo, o Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, encontra-se aberto para patrocinadores que desejarem apoiar o Projeto “Bombeiro na Escola - Mais Segurança com Educação" completo, que será aplicado em 2016, cujo o apoio é necessário para a confecção de materiais didáticos e uniformes para os alunos. Lembrando que o projeto tem como foco não só nas crianças, mas também a conscientização no ambiente familiar, por orientações repassadas pelas próprias crianças em seus lares.

Texto: Cb Petterson Lourenço da Silva

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BOMBEIRO DE GAROPABA PARTICIPADA DA 16ª OLIMPÍADA CATARINENSE DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba participou da 16ª Olimpíada Catarinense de Bombeiros, realizado no último sábado (17/10), no Caverá Country Park em Araranguá. O evento contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas, dentre elas 14 participantes de Garopaba – Bombeiros Militares e Comunitários, os quais disputaram provas de aprimoramento técnico e desportivas nas modalidades: subida livre no cabo de sisal, montagem de estabelecimento (mangueiras), atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio com extintores, natação e corrida rústica. 

Ao todo 60 delegações participaram do evento, saindo como vencedora a equipe de Florianópolis, seguida de São Miguel do Oeste e Rio Negrinho. O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba obteve apenas a 27ª colocação na classificação geral. Apesar da singela colocação o Comandante, 1º Ten BM Marcos Rebello Hoffmann, destaca que o município ficou a frente de equipes com tradição neste evento, como a delegação de Lages e Curitibanos. “Fiquei satisfeito com o empenho e dedicação dos atletas, os quais representaram nosso município pela primeira vez”, afirma o Comandante. 



Apesar do espírito de Competição o evento serve ainda para realizar o congraçamento entre Bombeiros Militares e Comunitários de todo e Estado, despertando o espírito de companheirismo e camaradagem entre as delegações.

Texto: Cb BM Petterson Lourenço da Silva

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Bombeiros de Garopaba participam de Treinamento de Resgate Veicular


O Treinamento de Resgate Veicular realizado pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Tubarão, contou com a presença de 8 Bombeiros de Garopaba, sendo 2 Militares (Sgt Douglas e Cb Pedroso) e 6 Comunitários (Martins, Farias, Fabiane, Adilson, Sena e Saulo).

O Treinamento foi realizado em quatro encontros, totalizando 40 horas aulas, as quais focaram na segurança dos resgatistas e vítimas, técnicas de estabilização de veículos, desencarceramento de vítimas, atendimento de ocorrência com o veículo submerso e técnicas de desencarceramento em resgate pesados.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, 1º Ten BM Marcos Rebello Hoffmann parabeniza os participantes do curso e destaca que o conhecimento adquirido pelos bombeiros é importante para o melhor atendimento da população garopabense e região, pois o curso propiciará um serviço de maior qualidade nos casos de atendimento de ocorrências que envolvem vítimas presas nas ferragens em acidentes de trânsito.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Crianças da Creche visitam os Bombeiros

Na última quarta-feira (26/08), o Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, recebeu a visita dos alunos da Creche Municipal de Areias da Palhocinha.

Ao todo, 23 alunos foram recebidos nas instalações Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, onde realizaram uma interação junto a guarnição de serviço, conhecendo as viaturas e equipamentos utilizados pela instituição.

Apesar dos alunos serem muito pequenos para adquirir algum conhecimento técnico, a visita é importe para despertar o interesse das crianças no serviço oferecido pelo Corpo de bombeiros.

O Comandante, 1º Tenente BM Marcos Rebello Hoffmann, destaca que o Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba se encontra de portas abertas para a população, e que os militares estão sempre dispostos a realizar qualquer tipo de instrução relacionada à atividade Bombeiro Militar.

Texto: Soldado BM Petterson Lourenço da Silva

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SOLENIDADE DE FORMATURA DO 4º CURSO BÁSICO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS, ENTREGA DE MEDALHAS E PROMOÇÃO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba realizou nessa última quinta-feira (13/08), Solenidade de Formatura da quarta turma do CBAE (Curso Básico de Atendimento a Emergências); Promoção de Bombeiros Comunitários; e a Entrega das Medalhas de Mérito por Tempo de Serviço e de Salvamento Aquático.


A quarta turma do Curso Básico de Atendimento a Emergências, ministrada pelo Pelotão de Bombeiros Militar de Garopaba, formou 20 (vinte) novos Agentes Comunitários de Proteção Civil e Brigadistas Voluntários. O curso básico de atendimento a emergências foi implementado pelo CBMSC com o objetivo de capacitar membros da comunidade para agir nos casos de emergências, sendo um dos requisitos para se candidatar ao ingresso do curso avançado de atendimento a emergências.

Com o intuito de valorizar o trabalho do Bombeiros Comunitários e de agradecê-los pela dedicação ao serviço voluntário, o Corpo De Bombeiros Militar promoveu nesta solenidade 11 (onze) Bombeiros Comunitários que  atuam no Pelotão de Garopaba. Esses verdadeiros voluntários são denominados bombeiros comunitários, porque são originados da própria comunidade, e os conhecimentos e habilidades adquiridos nos quartéis de bombeiros são levados para seus bairros, para suas casas e para o seu trabalho, e quando deparados com algum tipo de emergência, eles estão prontos para atuar até a chegada de socorro especializado.

E também nesta Solenidade foram entregues a Medalha Mérito por Tempo de Serviço e Medalha 50 Anos Salvamento Aquático "Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza". A Mérito por Tempo de Serviço categoria Prata foi conferida aos bombeiros militares que completaram 20 anos de efetivo serviço – 2º Sargento BM Pedro Ferreira Justino, Cabo BM Carlos Lacerda Neto e Cabo BM Marcelo Rosa da Silva. Para recebimento desta comenda, o bombeiro militar deverá ter cumprido o decênio de serviço de forma exemplar e dedicada, ter executado bons serviços à corporação e não ter sido punido disciplinarmente nos últimos dois anos.

A Medalha Comemorativa aos 50 Anos do Serviço de Salvamento Aquático do CBMSC intitulada "Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler De Souza", foi entregue ao Soldado BM Fernando Corte Real. Ela foi instituída de forma a enaltecer a tradicional atividade desenvolvida pela corporação, bem como aqueles que de alguma forma participaram ou participam da construção dessa história de sucesso. No ano de 2013 o Corpo De Bombeiros Militar comemorou os 50 anos de implantação do serviço de salvamento aquático nas praias catarinenses e para comemorar esta data foi criada a medalha comemorativa.


A solenidade contou com a presença do Sr. Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Onir Mocellin; e do Sr. Comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar do Litoral, Coronel BM Edupércio Pratts; os quais junto com as demais autoridades do município e oficiais do 8º Batalhão de Bombeiros Militar puderam agraciar os formandos, bombeiros militares e comunitários.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

BOMBEIRO DE GAROPABA É DESTAQUE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou na última sexta-feira (17/07), em Florianópolis, formatura do Curso de Formação de Cabos (CFC) 2015/01. Ao todo 35 militares de diferentes regiões do Estado concluíram o período de atualização junto ao Centro de Ensino Bombeiro Militar.

A cerimônia presidida pelo Coronel BM Marcos Antônio de Oliveira, Subcomandante-Geral do CBMSC, contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Secretário-Adjunto de Estado da Segurança Pública, Delegado Aldo Pinheiro D'Ávila, representantes da Polícia Militar, Forças Armadas, familiares e convidados.

O agora Cabo BM Petterson Lourenço da Silva, integrante do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, foi homenageado durante a cerimônia pelo desempenho destacado na capacitação, na qual finalizou como 1º colocado na classificação geral, com a média 9,962. A qual confere o direito a Medalha de Mérito Intelectual Cabo Zilmar Farias e o prêmio de Mérito intelectual da Corporação, ambas homenagens que visam estimular o desempenho acadêmico dos Bombeiros Militares.

“Fico feliz pela ascensão hierárquica, pelo prêmio e pela medalha de Mérito Intelectual, no entanto o mais importante é o conhecimento adquirido durante o curso, o qual me capacitou a oferecer um serviço de melhor qualidade à população”, disse o primeiro colocado no CFC, há seis anos da Corporação e atualmente lotado no quartel da cidade de Garopaba.

A turma contou ainda com a presença de mais 2 militares do pelotão de Garopaba, o Cabo BM Guilherme Kuhnen, 4º colocado e Cabo BM Anderson Pedroso Silva, 8º colocado do curso. O ingresso para o Curso de Formação de Cabos ocorre através de concurso interno (apenas militares podem concorrer), e o quartel de Garopaba foi quem mais classificou bombeiros militares para este curso, sendo que existem 123 quartei por todas as cidades de Santa Catarina.

A cerimônia foi finalizada com o ato em que os novos Cabos BM renovaram o compromisso com suas obrigações militares e o tradicional batismo dos bombeiros (banho de mangueira).

segunda-feira, 9 de março de 2015

RESULTADO PARCIAL DA OPERAÇÃO VERANEIO 2014/2015

A Operação Veraneio no município de Garopaba foi iniciada em 15 de Novembro de 2014, com a ativação das praias Central e da Ferrugem e a partir do dia 06 de Dezembro de 2014 as praias do Ouvidor, Siriú e Gamboa também passaram a contar com a presença de guarda-vidas. No total, são 63 Guarda-Vidas Civis e 6 Guarda-Vidas Militares, os quais contam com o apoio de uma viatura motonáutica - Jet Ski e um bote inflável, sendo assessorados ainda por uma viatura leve de apoio logístico, uma motocicleta, uma ambulância para Auto Socorro de Urgência e um caminhão de Combate a Incêndio.

Até a presente data, foram registrados nas praias do município de Garopaba, 167 ocorrências de Arrastamento, 195 ocorrências de lesão causada por água viva e 5 ocorrências de afogamento com recuperação em água salgada. Contudo, não houve nenhum caso de morte durante toda a temporada, nas praias de Garopaba guarnecidas de Guarda-Vidas.

Um dos pontos positivos desta Operação Veraneio foi o número expressivo de prevenções realizadas nas praias do município, a qual registra até a presente data 330.111 prevenções, número três vezes maior do que a última temporada, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba, 2º Ten. Marcos Rebello Hoffmann, acredita que o aumento significativo de prevenções tenha ocorrido devido a corporação ter investido na prevenção, cobrando que os guarda-vidas atuem não somente no posto, mas também na faixa de areia, orientando os banhistas quanto aos locais apropriados para o banho de mar.

Outro ponto positivo da operação veraneio foi a colocação de placas nos acessos das principais praias e em todos os postos guarda-vidas, placas que indicam o significado das bandeiras, além de placas nos costões alertando sobre os locais de perigo.

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba vem trabalhando para garantir uma temporada segura para todos os banhistas, no entanto é essencial que os banhistas respeitem a sinalização na pratica do banho de mar.

Texto: Soldado BM Petterson Lourenço da Silva

domingo, 11 de janeiro de 2015

Bombeiros de Garopaba extinguem grande incêndio em vegetação

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba trabalhou incansavelmente nesses últimos dois dias (09 e 10 de Janeiro, 2015). Pois no final da tarde de sexta-feira, o caminhão (Auto Bomba Tanque e Resgate – ABTR-50) foi acionado para o atendimento a um incêndio em vegetação próximo a um condomínio no bairro Palhocinha de Garopaba. Ao chegar no local verificou-se que onde as chamas se encontravam não era possível acessar, em virtude de que abaixo da vegetação havia um grande banhado, o que foi determinante para que as ações contra o fogo se voltassem, no primeiro momento, apenas na observação do caminho que ele percorreria, para que assim o combate fosse realizado quando o mesmo se aproximasse de edificações e/ou possíveis acessos. E foi o que aconteceu, o fogo chegou perto de algumas residências, mas a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba conseguiu combater as chamas antes que houvesse uma tragédia maior. E ainda contou com a ajuda da chuva, naquele primeiro dia, o que permitiu um momento de descanso, visto que já era noite e não havia a possibilidade de solicitar auxílio do Arcanjo 01, pois o mesmo só pode atuar durante o clarear do dia.

Por volta das 23h30 de sexta, o fogo voltou a surgir e a por novamente em risco a edificações próximas. Entretanto, se resumiam em alguns focos, os demais ainda estavam muito longe do alcance de qualquer linha de mangueira do caminhão. Assim, a guarnição passou a madrugada toda combatendo os focos que se aproximavam dos acessos.

Já na manhã de sábado o fogo havia praticamente sido extinto pelos bombeiros, restando apenas fumaças brancas em pontos distintos. Mas com o forte calor e a chegada do vento, no final da manhã, o fogo voltou a surgir e aos poucos foi tomando força (ainda em local sem acesso), exigindo esforços das guarnições de Garopaba e Imbituba, as quais se voltaram novamente na observação do caminho do fogo e combate nos acessos. O Helicóptero Arcanjo-01, do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC também foi acionado para o apoio, entretanto só pôde iniciar o combate no meio da tarde, visto que durante o dia todo estavam empenhados em outras ocorrências mais graves em outras cidades de SC. Contudo, seu auxílio no combate foi essencial, tanto para evitar que o fogo atingisse edificações a qual se aproximava, como também para que o caminho em que o fogo continuasse a seguir fosse controlado, evitando assim possíveis incêndios em residências vizinhas.

A extinção completa do fogo aconteceu por volta das 3h da manhã de domingo, quando finalmente as chamas chegaram próximas a SC-434, sendo então possível seu eficaz combate. No total, estima-se que o fogo atingiu em torno de 30 hectares de vegetação do banhado. Nenhuma edificação ou propriedade foi danificada.

A preocupação com os incêndios ambientais é uma realidade global, porque muito mais do que os prejuízos financeiros trazem, prejuízos imensuráveis à biodiversidade e aos ecossistemas estarão presentes. Na situação em que foi vivenciada neste incêndio, foi ainda mais preocupante, visto que por estar acima de um banhado dificultou ainda mais o seu combate, deixando assim os bombeiros reféns de sua aproximação dos locais onde caminhão conseguiria acessar. Portanto, não adiantaria de nada ter em pronta resposta mais de dois caminhões, visto que a maior parte das chamas se concentravam nos locais mais distantes dos acessos – no interior do banhado.  E isso causava um grande desconforto e sentimento de impotência por parte dos combatentes que eram obrigados a assistirem o fogo sem o poder de combate. O pedido de apoio de viaturas (caminhão, ambulância, helicóptero, etc) de outras cidades, deve ser feito com cautela e precisão, pois a partir do momento em que uma viatura é retirada de sua cidade para auxílio à outra, acaba por oferecer riscos importantes àquela cidade onde ficou sem a viatura para pronta resposta as emergências locais.

Texto: 2º Tenente BM Marcos Rebello Hoffmann - Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba.