sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nota de esclarecimento: DENÚNCIA

O aumento significativo de celulares com maquinas fotográficas tem ajudado a população a realizar denuncias de irregularidades contra os diferentes órgãos públicos, como veículos estacionados em local proibido, mau uso de recursos públicos, entre outros diversos tipos de denuncias. Com o Corpo de Bombeiros Militar, não é diferente:

Recentemente um dos alvos desse tipo de denuncia foi a 2ª Cia de Bombeiros Militar de Imbituba, tendo um internauta postado uma foto em uma rede social informando o abandono de viaturas e equipamentos nas dependências daquela OBM. Fato esclarecido imediatamente pelo comandante, Tenente Rafael Fortunato Camilo, tendo em vista que tais materiais encontram-se em processo de descarga, pois seus custos de reparo e manutenção se tornam inviáveis, tendo em vista que na maioria dos casos acaba se tornando maior do que a reposição por equipamentos e veículos novos.

Sendo assim, publicamos essa matéria com a finalidade de esclarecer uma outra situação, a qual pode ser facilmente confundida com o uso particular de bem público, a utilização de viaturas. É importante que a população saiba que por trás do serviço prestado pelos socorristas e resgatistas do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, encontram-se os profissionais administrativos desta corporação, os quais são divididos em diferentes setores como: prevenção, instrução, vistorias, compras, entre outras variadas funções. Com isso, é comum encontrarmos bombeiros fardados utilizando-se de viaturas, entrando e saindo de lojas, tal fato pode ser explicado, pois os mesmos tem a função de vistoriar estabelecimentos comercias para verificar se os mesmos encontram-se de acordo com as normas de segurança contra incêndio. Não podemos esquecer de mencionar o setor interno conhecido como B-4, o qual tem a função de gerenciar a parte de compras de materiais e alimentos para a instituição, situação a qual explica bombeiros fardados realizando compras de materiais em horário comercial, utilizando-se de viaturas administrativas.

Dado o exposto, podemos concluir que o serviço Bombeiro Militar apresenta a necessidade de utilizar-se de veículos administrativos com a finalidade de garantir a segurança da população, seja as viaturas utilizadas para realizar vistorias ou para realizar a compra de materiais fundamentais para o bom andamento do serviço operacional. Sendo assim, caso algum cidadão observe algo que possa ser confundido com o uso irregular de bem publico, sugerimos que seja realizado contato com este comando, antes de ser publicado qualquer foto ou informação, afim de apurarmos e esclarecermos tal situação, evitando assim a publicação de informações que não condizem com a realidade. O Corpo de Bombeiros é uma instituição pública e encontra-se disposta a receber qualquer cidadão que esteja interessado em conhecer nossos serviços, tanto o serviço operacional quanto o administrativo.



[Texto: Soldado BM Petterson Lourenço da Silva]